A Região das Matas de Minas é uma origem produtora de cafés especiais composta por 65 municípios, situada em uma área de Mata Atlântica, no leste do Estado de Minas Gerais.

A região conta hoje com uma área de 280 mil hectares de café plantado, produzindo anualmente cerca de 7 milhões de sacas de café arábica. A cafeicultura representa 90% da produção agrícola da Região das Matas de Minas. 

Com produção secular de café e conhecimento adquirido ao longo de décadas de trabalho, a região das Matas de Minas deu um passo a mais na valorização do seu café. Diversas ações estão buscando identificar e valorizar o café da Região, contando com apoio da Embrapa, Emater, Sebrae e dos produtores da Região. Próximo passo é a conquista da certificação de Indicação Geográfica.

Já estávamos há alguns meses a procura de um café desta região, foi quando a Natália, filha do produtor Francisco Porcaro nos enviou uma amostra do café do seu pai. O café era sensacional e decidimos compartilhar com todo Brasil essa sabor e aroma.

O sítio São Roque está localizado na cidade de Manhumirim, na região das Matas de Minas, com uma altitude variando entre 900 a 1000 metros.

O clima característico da região de montanhas, permite ao produtor Francisco Carlos Porcaro produzir cafés especiais. Por ser Engenheiro Agrônomo conduz com boas técnicas agronômicas todo processo de produção do café. O plantio possui espaçamentos mais largo, recebendo maior incidência da luz solar, as adulações são balanceadas e a secagem é precisa. A colheita é manual e feita com um cuidado especial, colhendo apenas os grãos maduros, garantindo a alta qualidade com nuâncias em aroma e sabores.